Adotei um bicho, e agora?

Sem complicações, o que toda casa que cria cão e/ou gato precisa ter.

Postado em: 24 de Abril de 2023

M.V. Nadia Eun Joo Lee

Fundadora e responsável pela Estimado Bicho.
Médica veterinária e atua nas áreas de clínica geral, cirurgia geral e ortopedia.

Se você acabou de adotar ou se já tem um cão ou gato, esse texto é para você. Hoje em dia tem muitas informações em todo lugar, e tem cada vez mais produtos diferentes no mercado pet. Mas o que é realmente necessário?

Todo ser vivo tem necessidades básicas que precisam ser respeitadas. Quando alguma delas não é suprida de forma eficiente o corpo entra em estresse, o que pode resultar em problemas de saúde física e/ou mental.

As necessidades básicas dos cães e gatos podem ser dividias em fisiológicas e mentais.

As necessidades fisiológicas são as mais óbvias, e dificilmente são esquecidas. Afinal, todos sabem que os bichos precisam comer, beber, urinar, defecar e dormir. Essas são as necessidades mais importantes do ser vivo. Sem elas o corpo não funciona direito e é impossível suprir as necessidades mentais.

As necessidades mentais servem para trazer um equilíbrio psicológico para o bicho e consequentemente para quem convive com ele. Têm a ver com comportamentos e instintos específicos para cada espécie, que quando não respeitados podem levar a estresse e ansiedade.

Mas calma! Sentir um pouco de estresse e ansiedade é natural e está tudo bem! Igual sentir um pouco de fome, sede, sono, vontade de ir ao banheiro... O que não pode acontecer é esses sentimentos serem em excesso, por isso a importância dos cuidados básicos. Vamos a eles!

Comer

A alimentação dos animais deve ser específica para eles considerando a espécie (cão ou gato), idade (filhote, adulto ou idoso), nível de atividade (preguiçoso ou "da pá virada"),  peso, e eventuais doenças.

Com uma nutrição equilibrada temos muitos benefícios, como energia, saúde intestinal, pelos mais brilhantes e fortes, e uma melhor saúde no geral. Esse equilíbrio implica em dois fatores: Qualidade e Quantidade.

A qualidade vai ser influenciada principalmente pelos ingredientes utilizados na produção do alimento escolhido, seja ração ou alimentação natural preparada em casa. Além disso é preciso prestar atenção na quantidade e na proporção de todos os nutrientes presentes no alimento.

A quantidade de alimento depende muito do porte do animal e da fase de vida que se encontra. Muitos bichos conseguem auto regular o quanto precisam comer, então nunca vai faltar nem vão comer demais. Mas muitos outros têm tendência à gula e acabam comendo bem além da conta. O resultado é um sobrepeso preocupante que pode levar à obesidade. Por isso não deixe o alimento disponível à vontade e controle a quantidade oferecida por dia.

Agora qual alimento oferecer?

Existem muitas opções de como alimentar seu bicho de estimação. Desde as diversas rações que existem no mercado até alimentação natural (arroz, carne e legumes) feita em casa ou comprando marmitas congeladas. A alimentação natural bem balanceada é super saudável e bem saborosa, mas é mais trabalhosa sendo necessário mais planejamento e suplementação. Já a ração é a opção mais prática e muitas vezes mais econômica.

Não existe apenas uma forma correta. Existe a opção que melhor se adequa a você, seu bicho e a sua rotina.

Beber

Água é o elemento mais importante. Sem água não há vida! Por isso:

Especial gatos: Não ensine seu gato a beber água na torneira! Ao invés disso invista em uma fonte de água bacana para ele conseguir se hidratar quando quiser.

Urinar e Defecar

Para os cães não é natural fazer as necessidades em um jornal ou tapetinho higiênico, e isso pode ser um belo inconveniente. A boa notícia é que eles são muito inteligentes e adoram aprender novos truques para agradar seus humanos. Para eles fazer as necessidades num local específico é um truque! E como todo truque, isso deve ser ensinado. Vamos a alguns pontos importantes:


Para os gatos é mais fácil. Basta uma boa caixa de areia que instintivamente eles urinam e defecam no lugar bonitinho. Segue algumas dicas para escolher a caixa e a areia:

Dormir

Ofereça sempre um local seguro e confortável para o bicho poder descansar em paz. Pode ser cama, sofá, almofada… Desde que seja limpo, seco, confortável, sem corrente de vento e seu bicho goste!

Dormir bem regula todo o funcionamento do corpo além do humor.

Saúde mental

Os animais foram domesticados para viver em harmonia com os seres humanos, e essa nova forma de viver impossibilita que eles exerçam seus comportamentos naturais. Mas os instintos desses comportamentos ainda estão aí. Cabe a nós oferecer estímulos para que eles possam ativar esses comportamentos de forma satisfatória.

Quando não respeitamos e não atendemos as necessidades comportamentais e psicológicas dos animais eles podem desenvolver ansiedade. Essa ansiedade pode crescer ao ponto de reduzir muito a qualidade de vida dos bichos e dos humanos que convivem com eles.

Além de ter um bicho muito mais equilibrado e feliz, essas atividades também atuam como prevenção da disfunção cognitiva (o Alzheimer dos bichos)

Parece muito trabalhoso, e é mesmo. Animais de estimação são seres vivos complexos que possuem necessidades específicas. Mas não se desespere! Uma vez que essas medidas são implantadas na rotina da sua família fica tudo mais fácil, e você terá um bicho saudável e feliz.

E claro! Converse sempre com um veterinário de confiança para tirar as suas dúvidas.

Agende um atendimento

Trabalhamos apenas com horário agendado para melhor conforto de todos (bichos e humanos). Saiba mais.

whatsapp: (11) 99832-4096

telefone: (11) 3871  0528

e-mail: atendimento@estimadobicho.com.br

Horários de atendimento

Seg a sex: 07h30-16h00

Sábado: 07h30-15h30

Domingos e feriados: fechado